Meditação





Se DEUS é tudo que você tem, então você tem tudo que precisa.

“... Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

(1Coríntios 2.9)



sábado, 12 de setembro de 2009

O tamanho das pessoas

Quando olhamos para uma pessoa dentre as coisas que observamos estão algumas características físicas. Se atentarmos apenas para a altura, o porte, podemos dizer é grande ou pequena se atentarmos para o aspecto físico, altura, porte.
Se tivermos a oportunidade de observar o seu comportamento, em especial, no tratamento com o próximo, poderemos afirmar sua grandeza ou pequenês.
Na realidade, não existe um instrumento para medir. O instrumento de medição de uma pessoa é bem diferente daquele que usamos para verificar o seu tamanho
Quando olho para uma pessoa procuro observar, além dos traços físicos, o seu modo de tratar o próximo. Em o nosso contexto é cada vez mais frequente as pessoas chamarem as outras de “grande”, “poderoso” ou “poderosa”, “rei”, “rainha” ou “princesa”. Contudo, o comportamento destas pessoas reflete sua pequenês e o quanto estão distantes da “nobreza” que lhes são atribuídas.
Recebi recentemente um texto de Shakespeare que muito me fez refletir sobre o tamanho das pessoas, o qual compartilho com vocês agora.
“Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento… Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o carinho, o respeito, o zelo, e até mesmo o amor. Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento,quando sonha junto com você. É pequena quando desvia do assunto. Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês. Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas. Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ínfimo. É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão e, ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande……é a sua sensibilidade, sem tamanho…” (Willian Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário